terça-feira, 2 de novembro de 2010

A diferença entre...

 Existe uma diferença entre Criar, Reciclar e Reaproveitar!

CRIAR


Criar, na maioria das vezes, é tarefa do designer, assim como por em prática. Um móvel como o de cima deve ser feito por um designer porque inserido nele há vários conceitos e conteúdos. Um outro profissional não pensaria na estética junto com a funcionalidade. Quantas vezes um marceneiro, por exemplo, vai fazer peças que nem a exemplificada acima até ela ficar perfeita (sem ficar bamba, sem errar a "costura", sem problema de simetria, sem fazer a almofada muito pequena, ou muito grande, ou afundada, ou muito alta)? O designer pensa em todos os detalhes para seu perfeito funcionamento e harmonia antes mesmo de detalhar a parte bela. Ele já manda para a fábrica com todos os detalhes revisados para a não perda de material, tempo e dinheiro.

REAPROVEITAR



Também é trabalho do designer repensar em materiais que vão para o lixo ou pensar antes mesmo da fabricação de um objeto em seu lado sustentável. Mas a reutilização já é uma seção "faça você mesmo". Qualquer pessoa pode fazer, claro, com o mínimo de conceito, se não podem aparecer verdadeiros desastres que serão desperdiçados e poderão causar mais poluição que o objeto original.

RECICLAR


Pode ser confundido com reutilização, mas a diferença está em que na reciclagem o material a ser reciclado passa por um processo de transformação para voltar a ser como era (um papel que é reciclado volta a ser papel), já a reutilização/reaproveitação é a simples disposição de elementos em sua forma crua até dar formato ao que se deseja; é o uso de matérias-primas que mantém suas características só que formando um novo material. Assim como o reaproveitamento, a reciclagem é dever do designer, para o não desastre total de uma construção mal-sucedida.

Manifestamo-nos então contra as pessoas que ignoram o ofício do designer e a diferença que ele faz nos produtos que encontramos nos mercados em relação aos que damos um jeito. O designer está presente em todos os tipos de produção e é ele quem permite o sucesso dos projetos como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário