terça-feira, 2 de novembro de 2010

Manifesto

Manifesto aos Designers

    1. Queremos gritar ao mundo que o designer não é meramente um embelezador da forma, mas é um profissional do conforto e da qualidade de vida, é aquela que pensa e estuda o homem para que seus feitos se voltem para seu benefício, é o profissional mais competente para dar forma a essa nova "natureza humana" que o homem resolveu criar desde a descoberta do fogo.
        2O designer surgiu para afastar profissionais sem senso de estética funcional do processo de fabricação, para isso ele estuda a física, matemática, informática entre outros conhecimentos correlatos para não projetar com limitação e falhas.
                       3.  Equivoca-se o design despreparado em outras áreas, mas conhecedor das cores e formas, da ergonomia e geometria. O designer tem que ter conhecimento em direito, economia, física e comunicação.
           4.Equivoca-se, também, aqueles profissionais que tem o conhecimento do direto, economia, comunicação e área de exatas que se lançam ao desafio de projetar sem o conhecimento ergonômico, gráfico, de fotografia e processos industriais. 
       5.  Então nos pomos contra os falsos designers, que são os físicos, engenheiros, matemáticos, publicitários, arquitetos – que invadem a esfera estética da produção sem conteúdo adequado para projetar com sucesso.
          6Argumentamos então sobre o não conhecimento do design. O simples desenho de algo,  paisagismo e cortes de cabelo não são design, assim como não existe designer para isso.
          7.  Tendo isso, abaixo às áreas não relacionadas ao design, como o design de sobrancelha, design de jardim, hair designer entre outros.
            8.  O designer tem o objetivo de mediar o usuário com a produção, dando como resultado algo que seja belo, representativo e que exerça sua função, pois não adianta ter o belo que prejudica em sua utilidade ou o útil sem estética e harmonia.
           9.Assim sendo, queremos derrubar as paradas de ônibus de vidro, que não protegem e não dão visibilidade, queremos o fim das gambiarras em geral, que podem até ser perigosas, queremos o fim da falta de praticidade e conforto; os usuários sentem os produtos e construções e precisam se satisfazer  por completo.
                  10.Queremos o designer reconhecido no mercado de trabalho pela sua importância, ao lado dos profissionais que tentam exercer seu ofício, mas que precisam se focar em sua área de atuação para o sucesso do serviço como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário